Sementes Ecológicas X Sementes Convencionais
As sementes ecológicas se diferenciam das convencionais em diversos aspectos, que envolvem a forma de produção a qual estão ligadas, sua origem, os métodos de manejo da terra e de uso dos recursos naturais, etc.
As sementes convencionais, aquelas geralmente comercializadas em agropecuárias e floriculturas, são produzidas com agrotóxicos. Elas fazem parte de um modelo capitalista de exploração do trabalho e da terra, que busca tornar os agricultores dependentes das sementes e insumos de um pequeno grupo de empresas monopolistas, intensificando a miséria das populações campesinas. Este modelo objetiva o lucro à curto prazo obtido através da degradação dos ecossistemas.
As sementes ecológicas existem graças a dedicação de agricultor@s que as cultivam há muitas gerações, com métodos naturais de produção e seleção. Estas sementes são difundidas em geral pel@s pequen@s agricultor@s através da troca, proporcionando autonomia frente ao modo de produção e exploração capitalista do trabalho e da terra. Em sua produção não utiliza-se agrotóxico, gerando alimentos saudáveis, livres de substâncias tóxicas ao organismo humano.
O avanço da agricultura capitalista impõe a utilização das sementes convencionais restringindo ou extinguindo as variedades ecológicas, crioulas, orgânicas, alternativas... As sementes ecológicas são fundamentais para a agroecologia. Por estes motivos surgiu o Bancoo de Sementes Ecológicas de Rio Grande.
Nenhum comentário:
Postar um comentário